Secretaria de Estado de Segurança Pública

Centro de Ensino Bombeiro Militar - CEBM

Comandante: Tenente Coronel BM Guideverson de Lourenço Heisler

Fone: (48) 3665 7931

O Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) é o órgão responsável pela formação, aperfeiçoamento e especialização de Bombeiros Militares do Estado.

Inaugurou suas atividades em dezembro de 2004 e possui o desafio de formar profissionais capacitados tecnicamente para atuar em ocorrências eminentemente de bombeiros como combate a incêndio; Atendimento pré-hospitalar; resgate veicular; salvamento aquático, subaquático e em alturas; resgate em ambientes confinados e em estruturas colapsadas, atividades técnicas de segurança e proteção contra incêndio, busca terrestre, operações com produtos perigosos, além de uma base sólida de legislação aplicada à atividade de Bombeiro Militar.

Além das atividades operacionais típicas de salvamento e resgate, o Centro de Ensino também forma seus profissionais com informações que possibilitam a análise de projetos de edificações e eventos, bem como as vistorias de rotina, que garantem a segurança dos moradores e do público.

Atualmente oferece os cursos de Altos Estudos Estratégicos – CAEE (aperfeiçoamento para Oficiais superiores), Comando e Estado Maior - CCEM (aperfeiçoamento para Oficiais intermediários), Formação de Oficiais - CFO (Concurso público), Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS (para 2º Sargento), Formação de Sargentos - CFS (para Cabos), Formação de Cabos - CFC (para Soldados 1ª Classe) Formação de Soldados - CFSd (Concurso público).

A partir de 2014 o CEBM foi credenciado para a oferta de Curso de Pós-Graduação lato sensu e autorizado o funcionamento do Curso de Especialização em Gestão de Riscos e Eventos Críticos.

Em sua infra-estrutura, o CEBM conta com sete salas de aula, alojamentos, complexo desportivo com ginásio de esportes, piscina térmica e academia de treinamento funcional, campo de treinamento prático com torre de treinamento em altura, simulacro de acidentes com múltiplas vítimas e produtos perigosos, contêiner de incêndio confinado e área segura para resgate veicular. Possui ainda uma ampla e equipada Biblioteca, com cerca de 5 mil exemplares nas mais diversas áreas do conhecimento e é aberta a comunidade para uso e consulta local.

Site:

Endereço:

Rua Lauro Linhares, 1213 - Bairro Trindade - Florianópolis/SC - CEP 88036-003

GOVERNO DE SANTA CATARINA SECRETARIA

DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

40px

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521 - Bloco C -  5º Andar - Bairro • Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000. • Tel. (48) 3665-8143